ERP Financeiro: a favor de sua empresa! – Senior Noroeste Paulista

 

BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

ERP Financeiro: a favor de sua empresa!


Data: 11 de novembro de 2021

Em tempos de desafios e incertezas, implantar um ERP Financeiro faz total sentido. Esse sistema é uma incrível ferramenta de gestão que auxilia o empreendedor na administração de recursos do seu negócio. Vale ressaltar que ele torna as tarefas automatizadas, aumentando assim a eficiência operacional.

Na prática, o sistema administra todas as entradas de receitas e despesas. Além disso, dá para identificar os gargalos, gastos desnecessários, e inclusive, oportunidades para o gestor alavancar os seus lucros. Deseja saber mais sobre esse assunto? É só curtir a leitura deste post. Confira!

 

Quais as principais funcionalidades de um ERP financeiro? 

Um sistema ERP financeiro serve para pequenas ou grandes empresas. Suas dezenas de funções focam na coleta, armazenamento e processamento das informações. Ao automatizar os processos, as tarefas se tornam muito mais simples de serem executadas, facilitando assim, o gerenciamento do negócio.

O ERP financeiro traz empoderamento para o gestor. O acesso às informações de forma prática permite a tomada de decisões mais rápidas e de maneira assertiva. Isso resulta em operações mais lucrativas e sustentáveis. Por isso, conheça suas principais funcionalidades:

1. Organiza o fluxo de caixa

Gerir recursos é uma tarefa complexa. É preciso planejar, organizar e definir qual é a melhor alternativa para o uso dos fundos. Na prática, isso se chama organização do fluxo de caixa.

Ao implantar um ERP financeiro, além de organizar o fluxo de caixa, o empreendedor usa os dados para a tomada de decisões envolvendo diversas fontes de financiamentos, investimentos e, inclusive, as atividades ligadas à gestão de caixa.

2. Gera relatórios 

Dispor de um ERP financeiro, é ter as informações integradas em um único banco de dados. Na hora de tomar decisões, com apenas simples cliques, é possível acessar relatórios valiosos sobre o empreendimento.

Vale ressaltar que a capacidade de integrar as informações representa um potencial incrível, pois possibilita a emissão de relatórios personalizados que permitem avaliar as condições da empresa sob a perspectiva do macro e micro ambiente.

3. Controla as contas a pagar e a receber

Um sistema ERP equilibra vários processos conhecidos por obrigações financeiras. Ele rastreia, armazena e analisa dados como as contas a pagar e a receber, orçamentos e até previsões.

A vantagem é que o sistema automatiza alguns processos como o de cobranças, além de registrar, de forma automática, a quitação de débitos. Sendo assim, com um ERP Financeiro, sua empresa agiliza tarefa importantes em tempo oportuno.

4. Cadastra clientes e fornecedores

O diferencial do ERP financeiro é a extensa catalogação de clientes e até fornecedores. É possível validar os parceiros comerciais, centralizando a gestão de documentos, contratos, certificados e demais informações.

E mais, se o ERP financeiro é integrado com um CRM, dá para agregar dados de relacionamento com fornecedores. Sendo assim, você tem na palma de sua mão dados qualificados para análise dos negócios e possibilidade de novas propostas.

 

Investir na implementação de um ERP financeiro é uma atitude inteligente. É uma maneira de adaptar o seu empreendimento à transformação digital contando com o uso da tecnologia para atingir melhores resultados. Logo, com uma ferramenta dessa em sua empresa, além de garantir uma eficiente gestão dos recursos, é possível apresentar diferencial competitivo perante a concorrência.

 

Gostou do conteúdo? É só compartilhar em suas redes sociais!

 

 


Autor(a): Fabiano Ferreira