Logo

Telefone

+55 16 3515-1600

Whatsapp

+55 16 3515-1609

Rua Capitão Adélmio Norberto da Silva, 415

Notícias

O que é BPM e por que ele é importante para a sua empresa?

O que é BPM e por que ele é importante para a sua empresa?

O que é BPM e por que ele é importante para a sua empresa?

O Business Process Management – BPM (gestão de processos de negócios) é um módulo da ferramenta Senior X que permite a configuração de fluxos para automatização de processos. O principal objetivo do BPM é ampliar a competitividade das empresas, otimizando, ao máximo, a produtividade dos colaboradores.

Como funciona?

O módulo serve como um conjunto de práticas que focam na modelagem de processos de uma empresa. Isto é, trata-se de um serviço que é constantemente revisado e desenvolvido, a fim de que se tenha o melhor alinhamento possível entre a execução de projetos e os resultados alcançados.

Uma empresa de e-commerce, por exemplo, quando deseja cadastrar um produto novo no site precisa fazer uma solicitação para diversas áreas, como a de cadastros/suprimentos, por exemplo. Esse processo é feito, geralmente, através de uma planilha eletrônica preenchida e enviada para esta e todas as outras áreas que precisam aprovar o serviço e, somente após a última aprovação, é que os colaboradores realizam o cadastro do produto no sistema.

Neste caso, com o BPM, é possível criar fluxos para que o solicitante faça o pedido e a tarefa seja atribuída para cada responsável no momento correto, e, se necessário, a informação também pode ser integrada ao sistema, otimizando a atividade e gerando maior economia de tempo aos profissionais.

 

Como é feita a implementação?

Para implementar o BPM nas empresas é necessária uma série de procedimentos que visam a análise dos processos existentes na corporação, as equipes responsáveis por cada atividade e a consequente otimização e melhoria dos processos.

Para isso, o procedimento é dividido em 4 etapas:

 

  1. Mapeamento de processos

Nessa etapa, o objetivo é realizar uma análise de todos os processos em execução na empresa. Para isso, é feito um mapeamento e documentação de todas as atividades para que se possa, posteriormente, realizar a análise desses processos e identificar como cada um deles está funcionando, obtendo, assim, possíveis diagnósticos de falhas e melhorias que podem ser realizadas para otimizar cada serviço.

 

  1. Padronização

Na padronização, é definido o processo que será utilizado como guia nas próximas atividades realizadas por cada setor da empresa. Ou seja, é aqui que é implantado um mecanismo padrão que será utilizado por todos os colaboradores nos processos empresariais, visando a otimização das atividades e a produtividade do negócio.

 

  1. Melhorias

Também chamada de BPI – Business Process Improvement (melhoria de processos de negócios), nessa etapa são realizadas as primeiras correções nos processos empresariais, com o objetivo de obter a melhoria de cada um deles.

 

  1. Otimização

Depois de ter todos os processos monitorados, um procedimento padrão adotado já por toda a empresa e com a identificação das principais falhas e, consequente, implantação de correções, finalmente é feita a otimização de todos os processos, ampliando a capacidade do sistema, sem colocar em risco sua eficiência e segurança.

 

Para quais profissionais é indicado?

O BPM é indicado para todos os colaboradores que estão envolvidos em processos que podem ser automatizados, garantindo maior produtividade à empresa.

 

Quais as principais vantagens do BPM?

Além das vantagens básicas que já citamos como a identificação e correção de falhas e otimização dos processos, o BPM garante ainda uma série de outros benefícios aos profissionais, como:

  • Construção de fluxos de maneira ágil;
  • Consumo de APIS da Senior e APIS externas;
  • Definição de papéis e responsabilidades;
  • Gerenciamento da comunicação e da evolução de cada atividade;
  • Construção de gráficos e relatórios.
  • Aprovação de solicitações pelo smartphone, com total eficiência;
  • Desenvolvimento de web services próprios pela Senior;
  • Importação de bases de dados;
  • Criação de esteiras de trabalho interna;
  • Envio de notificações e avisos quando necessário;
  • E muito mais.

Para entender melhor sobre o funcionamento do BPM da Senior – Unidade Noroeste Paulista, participe do nosso webinar na próxima terça-feira (27), às 9h.

O evento será ministrado pelo nosso Consultor de Desenvolvimento, Gabriel Rissati, que vai apresentar, de forma detalhada, o funcionamento e todas as possibilidades da ferramenta, destacando exemplos práticos de uso.

Faça sua inscrição gratuitamente! (seniornoroeste.com.br/webinar-bpm)

Voltar